PALESTRAS
Espiritualidade e Educação
 
Objetivo e Sinopse
 

Numa rápida análise da situação estrutural e psíquica da educação em nosso País, podemos destacar alguns pontos:
- Professores desgastados e desmotivados; desinteresse epidêmico dos alunos; indisciplina na sala de aula; abandono social e familiar; perda do afeto e da identificação carinhosa com o outro; enfim, crianças e adolescentes sem referências para inspirarem-se e construírem modelos evolutivos de vida a seguir. Resultado? Mergulham na indiferença do perceber e do sentir.
Com o campo afetivo minado, tanto para professores quanto para alunos, a aprendizagem está comprometida e o Brasil não evolui. Capitaliza-se a infelicidade sem socializar o ensino.
Essa palestra/curso, baseado nos princípios do livro “O líder e a gestão espiritual”, objetiva aplicar a “espiritualidade humana” como força produtora de bens espirituais, que resgatará o sentido do que é ser “ser humano”, abrindo o portal da vida e da profissão do educador, transformando e revigorando crenças, olhares, palavras e poderes perdidos.
Mas não uma espiritualidade além-mundo e, sim, como um fenômeno fundamentalmente humano, passível de ser construído por nós mesmos, por meio do trabalho pedagógico e estendido ao aluno como dádiva mutuamente construída.
O exercício da espiritualidade e os bens espirituais que ela gera reconstroem o humano em nós, num elo indissolúvel que interliga professores e alunos, revitalizando afeto, projetos e respeito perdidos.
O trabalho de produzir bens espirituais edifica pessoas mais belas, para quem os produz e a quem eles tocam. Eles produzem significados que melhoram o mundo. São sementes transgênicas que transformam aqueles que comem do seu fruto, produzindo uma nova linhagem de “humanos”, reconstruindo o sentido último do que é viver, sentir e educar.