CURSO - PROJETO FAMÍLIA DO EMPRESÁRIO / EXECUTIVO:

  ORIENTAÇÃO, SUCESSÃO, ESCOLHA E CARREIRA PROFISSIONAL APLICADO PARA ADOLESCENTES E JOVENS FILHOS DE EMPRESÁRIOS, EXECUTIVOS E GESTORES (MÉTODO LEO FRAIMAN)
 

DADOS IMPORTANTES

“Você sabia que a evasão universitária chega a 40% ou 50% em algumas universidades particulares e até 30% em alguns casos da USP? Isso pode ser evitado se houver um trabalho sistematizado ao longo da vida escolar, que conduza a uma escolha fundamentada em informações confiáveis e atualizada sobre o jovem, as profissões e o mercado de trabalho no Século XXI. Por outro lado, o número de pessoas que se queixam de suas escolhas é enorme: mais de 75%! Isso começa com a falta de convicção na hora da escolha” (Leo Fraiman).

 

 

 

 

AMADURECIMENTO DO JOVEM

“O primeiro passo para amadurecer de modo sadio e alcançar a realização é investir no autoconhecimento. Isso permitirá a realização de uma escolha profissional satisfatória. A partir daí, no momento em que uma pessoa encontra o seu foco e adota as atitudes adequadas, potencializa suas oportunidades de ingressar e se manter no mercado de trabalho” (Leo Fraiman).

EXPLICANDO O MÉTODO LEO FRAIMAN: GUIA OPEE – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

O MÉTODO promove uma participação ativa, interativa e uma aventura lúdica dos jovens em sua escolha profissional, que envolve um mapeamento global de seu perfil como aptidões, preferências de ambientes de trabalho, personalidade, competências, interesses, entre outros aspectos. Esses dados são, depois, relacionados ao perfil encontrado nas profissões universitárias da atualidade.
A meta do trabalho é pesquisar as carreiras com maior nível de afinidade entre o perfil do aluno e o das profissões, segundo o indicado pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e do Emprego) e pelo Guia do Estudante (Editora Abril).
Os jovens recebem e pesquisam também inúmeras informações sobre aproximadamente 150 carreiras universitárias, envolvendo suas descrições, as ocupações possíveis, as características profissionais necessárias, a grade curricular, além da indicação das melhores universidades em cada área de atuação e indicações sobre tendências a respeito do mercado de trabalho.
Ao longo do trabalho são desenvolvidas atividades voltadas ao desenvolvimento de competências de Empregabilidade e Empreendedorismo, o que vem ao encontro de uma necessidade cada vez maior no mercado de trabalho.


O MÉTODO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS MÓDULOS:

  • Autoconhecimento

Este capítulo possibilita ao jovem conhecer seus sonhos e projetos, suas influências familiares, debates sobre auto-estima, sentido da vida, felicidade, qualidade de vida emocional, relacionamento amoroso e estresse.

A partir daí, o livro direciona e aprofunda o autoconhecimento, relacionando o perfil do jovem à escolha da profissão. O aluno pode conhecer seu tipo de personalidade, tendo como base os seis perfis de John Holland (EUA): realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional.

Depois, ele faz uma série de atividades que organizam o seu projeto de vida, envolvendo: preferências, interesses, habilidades e competências, objetos com que deseja trabalhar, ramos de atividade, valores, entre outros aspectos

  • Escolha Profissional

 Esta etapa começa com um interessante exercício no qual o jovem determina seus próprios critérios de escolha (temas ou áreas de interesse) e, a partir destes, inicia uma verificação de quais profissões estão ligadas aos mesmos.

Além disso, no próprio Guia o jovem pesquisa sobre as carreiras da atualidade. Nele são apontadas desde as profissões mais comuns, que ainda representam 60% das carreiras procuradas, até as mais diferenciadas, que surgiram com os novos nichos de mercado como, por exemplo, programação de games e engenharia de petróleo e gás.

  • Mercado de Trabalho, Empregabilidade e Empreendedorismo

 Esse capítulo explica como funciona o mercado e oferece atividades para favorecer a inserção do jovem neste competitivo mundo do trabalho.

O jovem conhece ainda suas principais características, habilidades e competências geradoras de trabalhabilidade, ou seja, habilidade de obter oportunidades de trabalho na atualidade e nos próximos anos.

Debate-se em grupo textos de referência na grande imprensa e assim, formam-se seminários, e são feitas dinâmicas de grupo para formar uma mentalidade empreendedora e uma atitude pró-ativa.

 

APLICAÇÃO DO MÉTODO

O MÉTODO pode ser aplicado individualmente ou em pequenos grupos, com uma duração mínima de 20 horas no caso individual e de 30 horas para pequenos grupos, podendo se estender até 40 horas, sendo que neste caso todo o conteúdo do GUIA OPEE é trabalhado.

Nota do site: conteúdo e direitos atuais reservados e registrados por Leo Fraiman

 

 

<< Voltar