CURSO “CONSTRUINDO SEU PROJETO DE VIDA” PARA JOVENS E ADOLESCENTES:

  1 - CAMINHOS PARA O AMADURECIMENTO: AUTOCONHECIMENTO, ESCOLHA PROFISSIONAL, VESTIBULAR E MERCADO DE TRABALHO
 

Já está disponível a nova edição do livro Caminhos para o Amadurecimento, um diferencial de qualidade para adolescentes em geral.


O livro está em formato totalmente didático, contendo exercícios práticos, atividades, dinâmicas e desafios a cada conteúdo apresentado.


Desta forma, o mediador do curso e o adolescente poderão interagir de forma mais dinâmica e, ambos, acompanharem o processo de aprendizagem de modo personalizado e ágil. 


Caminhos para o Amadurecimento foi especialmente desenvolvido para adolescentes que estão em um momento no qual precisam tomar muitas decisões importantes, entre elas, sua futura profissão.


Por meio de uma linguagem leve e interativa, a obra vai ajudar o adolescente a querer amadurecer e a ter segurança de assumir as suas próprias escolhas com autenticidade e segurança.


No planejamento cada programa utiliza a quantidade de atividades adequadas segundo as necessidades do adolescente ou do grupo de adolescentes que entram no programa.


Outra novidade: o livro apresenta quatro novas seções. Em Link, o adolescente vai encontrar temas complementares. Por exemplo, quando se discute autoconhecimento, o Link trabalha a questão de como a escola pode ajudá-lo a se conhecer melhor e a escolher sua carreira. 

A seção E agora? Apresenta textos que mobilizam o adolescente a pensar sobre como ele é ou se posiciona em relação ao tema tratado.

O CONTEÚDO ESTÁ DIVIDIDO EM QUATRO CAPÍTULOS:

  • Autoconhecimento

Nesta primeira parte o MÉTODO explica a importância do autoconhecimento seja como meio para alcançar um bem-estar e uma satisfação com a vida, seja para a tomada de decisões além de oferecer dicas práticas para o amadurecimento e desenvolvimento da auto-estima.

O capítulo apresenta cinco dinâmicas e um desafio com o objetivo de fixar o conteúdo na prática.

  • Escolha da profissão

 

O Capítulo tem como objetivo ajudar o jovem a escolher a sua profissão e a construir seu projeto de vida de modo autêntico e seguro.
Ele apresenta seis dinâmicas e quatro desafios, atividades importantes para a reflexão sobre a escolha profissional, assim como atividades práticas que auxiliam na tomada de decisão.

  • Vestibular

 

Dedicado integralmente a preparar o jovem para o momento da prova de vestibular. Para facilitar ainda mais a leitura e a didática em sala de aula, o módulo foi dividido em três fases: preparação, dia da prova e faculdade.

Entre os temas abordados estão dicas para aumentar o aprendizado para o vestibular, como se preparar para o dia da prova, processos de seleção, dicas para diminuir a ansiedade e fazer as provas com mais serenidade e concentração e até mesmo informações sobre o PROUNI e como conseguir bolsa de estudos.

  • Mercado de Trabalho

 

O capítulo é repleto de orientações para a conquista do sucesso e da realização pessoal. Está tudo ali, do marketing pessoal, à conquista do primeiro emprego, chegando ao empreendedorismo.

Com as dinâmicas de processos seletivos, projeto de vida e outras que abordam o mercado de trabalho, o aluno pode vivenciar a entrada no mercado em um clima de aprendizado e descontração.

 
 
  2 - GUIA OPEE – ORIENTAÇÃO, ESCOLHA PROFISSIONAL, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO
 

DADOS IMPORTANTES

“Você sabia que a evasão universitária chega a 40% ou 50% em algumas universidades particulares e até 30% em alguns casos da USP? Isso pode ser evitado se houver um trabalho sistematizado ao longo da vida escolar, que conduza a uma escolha fundamentada em informações confiáveis e atualizada sobre o jovem, as profissões e o mercado de trabalho no Século XXI. Por outro lado, o número de pessoas que se queixam de suas escolhas é enorme: mais de 75%! Isso começa com a falta de convicção na hora da escolha” (Leo Fraiman).

AMADURECIMENTO DO JOVEM

“O primeiro passo para amadurecer de modo sadio e alcançar a realização é investir no autoconhecimento. Isso permitirá a realização de uma escolha profissional satisfatória. A partir daí, no momento em que uma pessoa encontra o seu foco e adota as atitudes adequadas, potencializa suas oportunidades de ingressar e se manter no mercado de trabalho” (Leo Fraiman).

EXPLICANDO O MÉTODO LEO FRAIMAN: GUIA OPEE – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO

O MÉTODO promove uma participação ativa, interativa e uma aventura lúdica dos jovens em sua escolha profissional, que envolve um mapeamento global de seu perfil como aptidões, preferências de ambientes de trabalho, personalidade, competências, interesses, entre outros aspectos. Esses dados são, depois, relacionados ao perfil encontrado nas profissões universitárias da atualidade.
A meta do trabalho é pesquisar as carreiras com maior nível de afinidade entre o perfil do aluno e o das profissões, segundo o indicado pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e do Emprego) e pelo Guia do Estudante (Editora Abril).
Os jovens recebem e pesquisam também inúmeras informações sobre aproximadamente 150 carreiras universitárias, envolvendo suas descrições, as ocupações possíveis, as características profissionais necessárias, a grade curricular, além da indicação das melhores universidades em cada área de atuação e indicações sobre tendências a respeito do mercado de trabalho.
Ao longo do trabalho são desenvolvidas atividades voltadas ao desenvolvimento de competências de Empregabilidade e Empreendedorismo, o que vem ao encontro de uma necessidade cada vez maior no mercado de trabalho.


O MÉTODO ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS MÓDULOS:

  • Autoconhecimento

Este capítulo possibilita ao jovem conhecer seus sonhos e projetos, suas influências familiares, debates sobre auto-estima, sentido da vida, felicidade, qualidade de vida emocional, relacionamento amoroso e estresse.

A partir daí, o livro direciona e aprofunda o autoconhecimento, relacionando o perfil do jovem à escolha da profissão. O aluno pode conhecer seu tipo de personalidade, tendo como base os seis perfis de John Holland (EUA): realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional.

Depois, ele faz uma série de atividades que organizam o seu projeto de vida, envolvendo: preferências, interesses, habilidades e competências, objetos com que deseja trabalhar, ramos de atividade, valores, entre outros aspectos

  • Escolha Profissional

 Esta etapa começa com um interessante exercício no qual o jovem determina seus próprios critérios de escolha (temas ou áreas de interesse) e, a partir destes, inicia uma verificação de quais profissões estão ligadas aos mesmos.

Além disso, no próprio Guia o jovem pesquisa sobre as carreiras da atualidade. Nele são apontadas desde as profissões mais comuns, que ainda representam 60% das carreiras procuradas, até as mais diferenciadas, que surgiram com os novos nichos de mercado como, por exemplo, programação de games e engenharia de petróleo e gás.

  • Mercado de Trabalho, Empregabilidade e Empreendedorismo

 Esse capítulo explica como funciona o mercado e oferece atividades para favorecer a inserção do jovem neste competitivo mundo do trabalho.

O jovem conhece ainda suas principais características, habilidades e competências geradoras de trabalhabilidade, ou seja, habilidade de obter oportunidades de trabalho na atualidade e nos próximos anos.

Debate-se em grupo textos de referência na grande imprensa e assim, formam-se seminários, e são feitas dinâmicas de grupo para formar uma mentalidade empreendedora e uma atitude pró-ativa.

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS

O MÉTODO pode ser aplicado individualmente, em pequenos grupos, ou em sala de aula para alunos da nona série do ensino fundamental (Caminhos para o Amadurecimento) e para o ensino médio (GUIA OPEE).


Nota do site: conteúdo e direitos atuais reservados e registrados por Leo Fraiman

 

 

<< Voltar